Sociedade
Jovens do projecto "Redes na Quint@ - E7G" chamam atenção para a violência no lar em 54 segundos
54 minutos é o tempo que cada mulher tem para si, em média, nas 24 horas de um dia
Clique em cima na imagem para ver o vídeo
A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje o mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA se associou.
54' por Redes na Quint@ - E7G em 54'' é um vídeo criado pelos jovens que participam no projecto Redes na Quint@ - E7G, da Inpulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário.
Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.
Durante os 54 dias de duranção da campanha, serão apresentados novos filmes.
O Centro de Atendimento as Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, desde o início da sua actividade (Fevereiro de 2007) regista, em média, 200 casos novos por ano.
Em 2015, foram registados 214 casos novos, 123 referentes a residentes no concelho de Leiria.