Sociedade
Jovens prestam voluntariado e apoio aos peregrinos de Fátima, em ambiente de oração
Nome da iniciativa, Sete, está relacionado com a sétima visão de Lúcia
Proporcionar aos jovens "uma experiência de imersão de voluntariado nos seus espaços, com momentos de oração e serviço aos peregrinos", é o objectivo da iniciativa Sete, que o Santuário de Fátima organiza pelo quarto ano consecutivo.
Segundo um comunicado do recinto mariano, este ano, os jovens, com idades entre os 18 e os 25 anos, são desafiados a prestar auxílio ao próximo, durante o Verão.
Os voluntários serão distribuídos em dois turnos, de 3 e 8 e de 10 e 15 de Agosto, sendo que, cada grupo poderá ter no máximo dez elementos, que, ao longo de seis dias, acompanhados por elementos do santuário, fazem acolhimento directo de peregrinos e ajudam nas lides de preparação para o acolhimento e outros trabalhos de cariz interno.
"Assim, cada participante poderá participar em várias experiências de acolhimento, oração e partilha em diversos espaços, na Cova da Iria, Aljustrel e nos Valinhos, trabalhando no acolhimento dos peregrinos, no encontro com crianças, contacto com peregrinos mais frágeis, orientações e informação, apelos ao silêncio, visitas acompanhadas, colaboração nas tarefas do Departamento de Hospedagem, nas oficinas, entre outras."
Cada semana conta com momentos de reflexão sobre o sentido do voluntariado, “um mergulho na mensagem de Fátima e uma experiência íntima e pessoal daquilo que esta mensagem tem para oferecer, para ser possível conhecer-se em Deus”, como explica Sandra Bartolomeu, do Departamento Pastoral da Mensagem de Fátima.
O nome da iniciativa, Sete, está relacionado com a sétima visão de Lúcia, de Maria, após o bispo de Leiria lhe ter confiado a missão de deixar a Cova da Iria.
A 15 de Junho de 1921, a vidente visitou a Cova da Iria, para se despedir do local. Completam-se, agora, cem anos desta visão.
O Sete, teve início em 2018, e já acolheu ao longo de três edições, mais de 120 jovens de diversas proveniências.
O alojamento e as refeições ficam à responsabilidade do Santuário de Fátima, no entanto, a participação nesta actividade tem um custo de 20 euros.
A data limite de inscrição é 26 de Julho.