Sociedade

Jovens trocam férias por experiência em contexto de trabalho na Câmara da Marinha Grande

11 jul 2023 12:20

Programa INSIDE JOVEM – MY JOB é dinamizado pelo município com o apoio da Nerlei

jovens-trocam-ferias-por-experiencia-em-contexto-de-trabalho-na-camara-da-marinha-grande
Primeiro grupo de jovens já foi recebido na câmara
DR
O Município da Marinha Grande está a dinamizar o programa INSIDE JOVEM – MY JOB, que visa a ocupação de jovens dos 16 aos 19 anos, que residem e frequentam o ensino secundário (do 10.º ao 12.º) no concelho, durante um período das férias escolares, nas várias unidades orgânicas da Câmara Municipal.

De acordo com a autarquia, "este programa é uma oportunidade para os jovens terem contacto com diversas profissões e áreas de intervenção municipal, durante os períodos de férias".

O objectivo, refere, "é permitir a ocupação dos jovens com a possibilidade de aquisição de aprendizagem em contexto de trabalho, estimular a autonomia e tomada de decisões, fomentar boas práticas que potenciem o processo de planeamento do seu percurso profissional e futura inserção no mercado de trabalho".

De 3 a 14 de Julho, está a ser acolhido o primeiro grupo de 12 jovens. Quanto ao segundo grupo, será recebido de 17 a 28 de Julho.

"A cada jovem é atribuído um cargo ou profissão para acompanhar, inserida numa unidade orgânica do Município da Marinha Grande, escolhida previamente pelos candidatos, sob direcção de um orientador", nota a câmara.

Os jovens participam, também, em acções de capacitação de empreendedorismo jovem, dinamizado com o apoio da Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria).