Desporto

Judo adaptado vai ensinar cerca de 400 avós a prevenir quedas

25 fev 2022 10:00

Os primeiros passos foram dados em 2018, com uma turma de idosos a praticar judo para prevenir quedas. Face a resultados tão positivos, o projecto vai estender-se agora a 400 avós

judo-adaptado-vai-ensinar-cerca-de-400-avos-a-prevenir-quedas
Daniela Franco Sousa

Luísa Bispo e Sílvio Pereira, de 74 e 72 anos, fizeram parte do primeiro grupo de cerca de 20 idosos destemidos, que em 2018/2019 aceitaram ter sessões de judo adaptado, de forma a aprender técnicas para prevenir quedas.

Com judocas mais experientes e com crianças a dar os primeiros passos na modalidade, o projecto Judo4ever treinou ferramentas ao nível motor, ao mesmo tempo que promoveu a interacção entre pessoas de várias gerações, numa parceria que envolveu o Clube de Judo da Marinha Grande, a Projectos de Vida Sénior, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e a Câmara da Marinha Grande.

“A experiência foi muito boa, embora tenha começado a participar com medo, porque tinha sido operada à coluna e era uma grande aventura”, recorda Luísa. “Mas fui-me adaptando e no final já estava mais liberta e receptiva”, reconhece a septuagenária, aluna da Projectos Vida Senior. “Ensinaram como nos podemos defender quando percebemos que vamos cair, mostraram como devemos agir em situações em que alguém nos vem importunar e outras dicas, de como baixar o corpo para pegar em objectos pesados”, exemplifica Luísa.

“De início até tinha medo da força deles. Mas depois fui literalmente ao tapete e tive a ajuda dos melhores técnicos”, conta a septuagenária. “Contente pelos exercícios e pela camaradagem” que se gerou por esses dias estava tamb&eacut

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ