Desporto
Juniores da União de Leiria à espera de ajuda alheia
Equipa de Tiago Vicente terá de vencer em Oeiras para conseguir o apuramento para a fase final e aguardar que o Belenenses perca com o Vitória de Setúbal.
Desde 2010/11, quando o Campeonato Nacional de Juniores da 1.ª Divisão, em futebol, começou a ser disputado no actual formato, a União de Leiria conseguiu o apuramento para a fase final da prova em quatro ocasiões.
Nas outras duas ficou em quinto da zona Sul, o lugar imediatamente a seguir aos quatro apurados.
A tradição diz, pois, que o emblema de Leiria disputa até ao fim uma vaga entre os oito melhores do País neste escalão, e 2016/17 não é excepção.
Após um arranque difícil, com a organização da temporada afectada pela Operação Matrioskas, a primeira vitória chegou apenas à quarta jornada.
A equipa foi subindo de rendimento e chega à última jornada com uma série de três vitórias seguidas, uma delas no reduto do Benfica.
No quinto lugar, com dois pontos de atraso e desvantagem no confronto directo com o Belenenses, quarto classificado, resta à União de Leiria esperar por ajuda alheia, neste caso do Vitória de Setúbal, que terá de ganhar em Lisboa a uma equipa que vem de três derrotas consecutivas.
Depois, o grupo orientado por Tiago Vicente terá de fazer a sua parte e ganhar este sábado, pelas 15 horas, em Oeiras, frente ao último classificado da série, com uma vitória em 21 partidas disputadas.
“O nosso trajecto foi sempre em ascensão e a estrutura está orgulhosa do percurso que fizemos”, sublinha o treinador.
“Conseguir o apuramento seria a cereja no topo do bolo, mas dependemos de terceiros e a vida não acaba se não conseguirmos seguir em frente, até porque o objectivo principal é sempre a manutenção. Tivemos alguns problemas no início da temporada, começámos a jogar com vários jogadores de 16 anos, miúdos que foram crescendo e que estão agora mais fortes.”