Covid-19

Laboratório para diagnóstico da Covid-19 leva três ministros a Peniche

27 abr 2020 14:41

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto também esteve na cerimónia realizada no edifício Cetemares

laboratorio-para-diagnostico-da-covid-19-leva-tres-ministros-a-peniche
Assinatura do protocolo, esta manhã
CMP

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, e João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, estiveram esta manhã em Peniche, no edifício Cetemares, para a assinatura do protocolo que permite ao Politécnico de Leiria colaborar na identificação de casos de Covid-19, com a certificação do Instituto Dr. Ricardo Jorge.

O laboratório para diagnóstico da Covid-19 funciona no pólo de investigação científica do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Politécnico de Leiria, entra de imediato ao serviço e tem capacidade para 90 testes diários.

De acordo com o Município de Peniche, o laboratório está direccionado "para actuar junto de populações mais vulneráveis, como utentes e trabalhadores das estruturas residenciais para idosos e dos serviços de apoio domiciliário nas comunidades intermunicipais da Região de Leiria, Região de Coimbra, Oeste, Médio Tejo ou noutros locais, no contexto do estado de emergência nacional decorrente da pandemia internacional provocada pela doença".

Duplicar a capacidade a curto prazo de realização de número de testes" é um objectivo imediato desta estrutura", que conta com a colaboração de professores e investigadores voluntários do Politécnico de Leiria, refere a autarquia.