Viver

Lanterna mágica com Abi Feijó e dois filmes de António Campos no m|i|mo

16 dez 2022 10:00

O programa que celebra o 26.º aniversário do museu da imagem em movimento, em Leiria, propõe um encontro com filmes e tecnologias do passado

lanterna-magica-com-abi-feijo-e-dois-filmes-de-antonio-campos-no-moriormo
Lanterna mágica. A apresentação anunciada para o m|i|mo será musicada ao vivo
DR

O produtor, realizador e programador Abi Feijó, recentemente condecorado pelo Presidente da República e distinguido com um prémio de carreira da Academia Portuguesa de Cinema, está em Leiria no próximo sábado, 17 de Dezembro.

Abi Feijó junta-se a Elsa Cerqueira (do projecto Filosofia com Cinema para Crianças) na criação de uma sessão de lanterna mágica, com início às 21 horas, no museu da imagem em movimento (m|i|mo), acompanhada ao vivo pela música de André Aires e Guilherme Magalhães.

“Fazem parte desta apresentação 85 placas de lanterna mágica, sendo que 17 são reproduções que nós fizemos e as outras 68 são placas originais de finais do século XIX, pertencentes às colecções da Casa Museu de Vilar e da Elsa Cerqueira. A própria lanterna utilizada é datada de finais do século XIX”, lê-se na nota de divulgação.

As lanternas surgiram no século XVII e tornaram-se extremamente populares: “Estiveram na origem dos espectáculos audiovisuais (fantasmagories) e do próprio cinema dos irmãos Lumière (que acoplaram justamente uma lanterna mágica ao seu cinematógrafo para conseguirem projectar os filmes). Todos os aparelhos que projectam imagens, tais como projectores de slides, de filmes ou de vídeo, todos eles se basearam nos mesmos princípios das lanternas mágicas”.

As imagens são maioritariamente pintadas à mão sobre vidro com cores transparentes.

Também no sábado, 17 de Dezembro, mas mais cedo, pelas 16 horas, o m|i|mo exibe os filmes Retratos das Margens do Rio Lis e Leiria 1960, de António Campos, musicados ao vivo por Joana Camões e Miguel Samarão, para celebrar o centenário do nascimento do realizador.