Sociedade

Leirena vence projecto "Não brinques com o Fogo", com espectáculo ao ar livre de sensibilização contra o fogo

22 jul 2020 09:39

Resultados do concurso foram anunciados ontem, em Coimbra

leirena-vence-projecto-nao-brinques-com-o-fogo-com-espectaculo-ao-ar-livre-de-sensibilizacao-contra-o-fogo
"Sob a terra", do Leirena, e "Eu sou a minha terra", das Partículas Soltas, foram os projectos escolhidos na Região Centro
DRCC
Jacinto Silva Duro

Foram ontem anunciados os vencedores dos concursos abertos no âmbito do projecto-piloto Não brinques com o Fogo, que resultou de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

Estas iniciativas visam o desenvolvimento de acções de capacitação das comunidades e a criação de um espectáculo ao ar livre, sendo que, na Região Centro a proposta vencedora do tema espectáculo ao ar livre foi Sob a terra, da Associação Leirena de Cultura, de Leiria.

Contente com a escolha, o director artístico da companhia, Frédéric da Cruz Pires revelou ao JORNAL DE LEIRIA que foi a aposta na qualidade e a experiência neste tipo de apresentações que pesaram na escolha da proposta do Leirena Teatro.

Já a acção de Capacitação foi atribuída a Eu sou a minha terra, da autoria do grupo Partículas Soltas - Associação Juvenil, de Penacova.

O júri dos concursos foi constituído por Margarida Torres, professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, por António Patrão, chefe do Núcleo Sub-Regional da AGIF de Coimbra, e por Luísa Albuquerque, docente na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria.

O Leirena, para o Sob a Terra, avança com uma parceria com a Manipuladores – Companhia de Teatro e Marionetas e com Surma e Casota Collective, pela CCER Mais – Cooperativa Para A Criação e Promoção Cultural, Marketing e Intervenção Social.

O cineasta e argumentista Álvaro Romão, pelo Colectivo a9)))) – Associação Célula & Membrana, o dramaturgo Luís Mourão e o artista plástico Nuno Viegas, também integram o grupo de trabalho.

Na Região Centro, estes concursos receberam cinco propostas para acções de capacitação e oito para espectáculo ao ar livre. "Todas de grande qualidade e mérito, pelo que a DRCC felicita todos os candidatos pelo extraordinário trabalho realizado e, particularmente, os vencedores", refere a directora da Direcção Regional de Cultura do Centro, Suzana Meneses.