Viver

Leiria, a cidade que acontece todos os dias

11 jul 2019 00:00

Este filme foi criado em 2014, a partir do texto que acompanha o CD Leiria Calling e fotos com alguns (muito poucos) dos variados eventos culturais que acontecem quase todos os fins-de-semana, ao longo de todo o ano, em Leiria, Portugal

Este é um retrato que se mantém actual. Veja a Leiria de 2014 e compare-a com a de 2019, num momento em que se aproxima mais um Entremuralhas/Extramuralhas e que está anunciado, para o feriado de 5 de Outubro, o Há Música na Cidade, organizado, como sempre, pelo JORNAL DE LEIRIA.

Cheia de vida, de animação e criatividade, esta média cidade portguesa que quer ser Capital Europeia da Cultura, em 2027, está apostada em marcar a vida cultural de toda uma região, a partir da iniciativa privada de associações, que se substituem ao poder público e na ausência de uma verdadeira política de incentivo e criação cultural regional ou sequer nacional. 

Voluntariado, pessoas criativas, boa vontade e orgulho local fazem com que Leiria aconteça em cada esquina e recanto, metamorfoseando a velha e apática cidade em renovada explosão de vida. 

A banda sonora é 2012, dos Nice Weather for Ducks, uma das muitas talentosas e jovens banda de Leiria, que reunidas debaixo do logótipo da Omnichord Records, uma das editoras independentes de Leiria, fazem parte da colectânea Leiria Calling, distribuída gratuitamente em 2014, pela revista Blitz

Depois digam que, em Leiria, não se passa nada! Se conseguirem.