Sociedade

Leiria adjudica alargamento da videovigilância na cidade que passará a ter 61 câmaras

28 dez 2023 08:00

Novas câmaras deverão estar em pleno funcionamento no final de 2024.

leiria-adjudica-alargamento-da-videovigilancia-na-cidade-que-passara-a-ter-61-camaras
Câmaras são controladas a partir da PSP de Leiria
Ricardo Graça

A ampliação do sistema de videovigilância da cidade de Leiria foi adjudicada, esta quarta-feira, em reunião de executivo pelo valor de 742 mil euros, acrescido de IVA. O alargamento prevê a instalação de mais 42 câmaras, a somar às 19 existentes, em funcionamento desde Março de 2018.

De acordo com a deliberação aprovada pelo executivo, a adjudicação, feita à MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, contempla “o fornecimento, montagem e colocação em serviço de todos os materiais e trabalhos necessários à perfeita e completa execução do alargamento do sistema de videovigilância da cidade de Leiria”.

Segundo informação avançada à agência Lusa pelo vereador Luís Lopes que, entre outros, tem o pelouro da Protecção Civil, o alargamento a videovigilância “estará a funcionar em pleno no final de 2024, com a entrada faseada de pontos de vigilância durante a montagem dos mesmos”.

O aumento da videovigilância na cidade de Leiria, de 19 para 61 câmaras, foi autorizado pelo Ministério da Administração Interna em Julho de 2021, mas o processo sofreu vários atrasos, com a necessidade de reformulação do projecto inicial.

A ampliação do sistema irá abrange o percurso Polis e “os parques de lazer adjacentes, na área contígua ao rio Lis, assim como as principais artérias da zona urbana da cidade de Leiria”, segundo revelou o MAI aquando do anúncio da autorização do reforço da videovigilância.

O sistema funcionará “ininterruptamente, 24 horas por dia, em todos os dias da semana”, ficando o chefe da área operacional do Comando Distrital de Leiria da PSP “responsável pela conservação e tratamento dos dados”.