Sociedade

Leiria anuncia criação de Parque Aquapolis

6 set 2022 17:06

Espaço terá oito hectares e vai acolher uma piscina ao ar livre, parque infantil e horto pedagógico

leiria-anuncia-criacao-de-parque-aquapolis

Está desfeito o tabu em relação à localização da piscina ao ar livre, prometida pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, na última sessão do dia da cidade, em maio último. A nova infraestrutura irá nascer na zona da Barosa, junto ao Horto Municipal e à antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), anunciou Gonçalo Lopes, esta terça-feira, em reunião do executivo municipal.

O projecto, baptizado de Parque Aquapolis, ocupará uma área de oito hectares e, segundo o autarca, elevará o percurso Polis “para um novo patamar, com significativo aumento das áreas de fruição, oferecendo-lhe múltiplas dimensões: ambiental, lazer, desportiva, patrimonial e cultural”.

Para a concretização do projecto, o município prevê adquirir um terreno contíguo ao Horto Municipal e requalificar as antigas instalações da Exelis, que servirão de Centro Logístico Municipal. Neste espaço passará a funcionar o estaleiro da autarquia, actualmente instalado em São Romão. O investimento na compra do terreno é de 1,8 milhões de euros.

Em relação à nova piscina, Gonçalo Lopes explicou que se trata de um espaço “agregador, multigeracional e turístico, voltado para a comunidade e para a região, e que poderá albergar também a prática desportiva, pelo que se integra uma piscina com dimensões olímpicas”.

A ideia é estender o percurso Polis até esta infra-estrutura, de forma a que o acesso possa ser feito a pé ou de bicicleta, a partir da cidade. As acessibilidades por automóvel serão asseguradas pela antiga Estrada Nacional 242. Está ainda prevista a ligação pedonal e ciclável até ao Parque Verde da Quinta da Malta.