Viver

Leiria anuncia equipa de curadores para a cultura

25 mar 2022 14:59

Além de Daniel Bernardes para a música, Leiria conta com o ex-ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes como responsável pela poesia, no festival Ronda Poética, enquanto Gui Garrido assume a curadoria do projecto Ágora

leiria-anuncia-equipa-de-curadores-para-a-cultura
Gui Garrido vai desenvolver o projecto Ágora no Castelo de Leiria
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

 A programação cultural de Leiria até ao final de 2022 está a ser definida por uma equipa de curadores, anunciou hoje a vereadora da Cultura.

Na apresentação do novo director artístico da Cidade Criativa da Música Unesco - o pianista e compositor Daniel Bernardes -, Anabela Graça explicou que entre Julho e Dezembro a programação de Leiria vai reflectir a aposta em curadorias “como forma de especializar mais a oferta” do município.

Além de Daniel Bernardes para a música, Leiria conta com o ex-ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes como responsável pela poesia, no festival de poesia Ronda, enquanto Gui Garrido assume a curadoria do projecto Ágora, no Castelo de Leiria.

Já antes tinham sido anunciados Bruno Carnide e Cátia Biscaia como responsáveis da programação de cinema do m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento e Adélio Amaro na direcção artística do Agromuseu da Ortigosa, dedicado à vida rural e cultural popular.

“São nomes creditados, tanto a nível nacional como internacional”, que “têm talento e obra feita”, frisou a vereadora, justificando a aposta como “consequência da candidatura a Capital Europeia da Cultura”, da qual Leiria ficou afastada.

“O processo obrigou-nos a pensar no que estávamos a fazer”, afirmou hoje a responsável, levando à elaboração do Plano Estratégico Municipal da Cultura.

“Um dos eixos desse plano é passar a programação para especialistas nas diferentes áreas. Estamos a dar resposta a um diagnóstico que foi feito e que foi transcrito como orientação para o município de Leiria”.

Anabela Graça avançou que em 2022 o município vai investir meio milhão de euros no apoio, “na totalidade ou quase totalidade”, de um “conjunto de projectos na área da cultura em Leiria”.