Sociedade

Leiria aposta na leitura como arma para combater o insucesso escolar

6 set 2016 00:00

Medida comum a todos os planos estratégicos dos agrupamentos do concelho.

leiria-aposta-na-leitura-como-arma-para-combater-o-insucesso-escolar-4929
Maria Anabela Silva

A promoção da leitura é uma das medidas comum a todos os planos estratégicos de promoção do sucesso escolar elaborados pelos agrupamentos de escolas do concelho de Leiria, a executar nos próximos dois anos lectivos.

A vereadora da Educação, Anabela Graça, explica que esses planos definem estratégias e medidas para combater o insucesso escolar e identificam os recursos e acções de formação necessárias à sua concretização.

“Todas as escolas apresentaram medidas relacionadas com a promoção da leitura com o objectivo de reduzir a taxa de insucesso escolar”, revela.

José Verdasca, da Unidade de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), não podia estar mais de acordo com a estratégia.

“Quando se tem dificuldade em ler e ainda mais dificuldade em compreender aquilo que se lê, em resumir oralmente um pequeno texto ou em elaborar um pequeno resumo escrito, como se pode compreender, relacionar e aplicar conceitos nas mais variadas áreas?”, questiona o professor, que será um dos oradores do VII Fórum Educação de Leiria, a realizar amanhã.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.