Sociedade

Leiria avança com construção de rotunda na rua Dr. João Soares

7 jul 2020 17:45

Nova rotunda, a construir junto à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, foi adjudicada hoje, dia 7. As obras avançarão durante as férias escolares.

leiria-avanca-com-construcao-de-rotunda-na-rua-dr-joao-soares
Rotunda pretende diminuir os constrangimentos de tráfego nesta zona da cidade
Google maps

A construção de uma rotunda na rua Dr. João Soares, junto à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, foi adjudicada esta tarde, pela Câmara de Leiria.
A obra custará cerca de 345 mil euros e tem um prazo de execução de 90 dias, devendo ser executada durante as presentes férias escolares, “altura do ano em que se regista uma significativa redução do tráfego automóvel nestas vias”, refere uma nota do Município.

Nesse comunicado, a Autarquia explica que a obra visa “oferecer melhores condições de tráfego e segurança numa artéria que, pela proximidade de diversos estabelecimentos de ensino, regista grandes constrangimentos no tráfego automóvel motivados por convergência de veículos particulares para embarque e desembarque de alunos”.

Além da construção da rotunda, a solução aprovada para o local prevê a inclusão de novos corredores - de ciclovia, partilhado de Bus e bicicleta, de kiss & ride (para embarque e desembarque de alunos em segurança), e zonas de coexistência (bus/auto e ciclovia/peão), “no sentido de promover sistemas alternativos de mobilidade dentro da cidade”.

Naquela nota de imprensa, o Município esclarece ainda que, inicialmente, foi lançado procedimento concursal para a obra, mas, como os concorrentes apresentaram propostas de montante superior ao valor base, optou pelo por ajuste directo, “com vantagem financeira para o Município, tendo a empresa contratada aceitado efectuar a obra pelo valor-base do concurso”.