Sociedade

Leiria debate ‘Cibersegurança como Pilar da Transformação Digital’

19 jan 2025 12:00

Evento decorre na próxima segunda-feira, dia 20, a partir das 14 horas, no edifício da Nerlei

leiria-debate-ciberseguranca-como-pilar-da-transformacao-digital
.
Freepik

Cibersegurança como Pilar da Transformação Digital: Capacitar, Proteger e Inovar é o mote de um evento, que decorre no dia 20, segunda-feira, em Leiria, com o objectivo de3 debater o papel da cibersegurança enquanto pilar essencial na era da transformação digital e como garante da protecção de dados e da continuidade operacional das organizações.

Numa organização conjunta do Centro de Competências em Cibersegurança do Centro (CCC-Centro) e o consórcio constituído pelo Politécnico de Leiria, NERLEI CCI - Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), ACILIS - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria e Leiria Business School, a conferência tem entrada gratuita, mas carece de inscrição online.

O evento dirige-se a empreendedores e gestores de Pequenas e Médias Empresas (PME), profissionais de tecnologia de informação, consultores de segurança da informação, gestores e técnicos de instituições públicas e de solidariedade social, dirigentes e técnicos das autarquias locais, bem como a outros interessados.

A sessão de abertura, agendada para as 14 horas, está a cargo de Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria. Segue-se o debate em torno do tema Capacitação e conformidade regulatória em cibersegurança e transformação digital, com as presenças de João Paulo Barraca, professor da Universidade de Aveiro e coordenador do CCC-Centro, e de Mário Antunes, professor do Politécnico de Leiria e coordenador do CCC-Centro no IPLeiria.

Paulo Batista Santos, primeiro secretário da CIMRL abordará Oportunidades de financiamento na área da cibersegurança e transformação digital. A sessão de encerramento está prevista para as 15:45 horas, por Henrique Carvalho, director executivo da Nerlei CCI, seguindo-se um momento de networking.

Esta conferência é promovida no âmbito do Centro de Competências em Cibersegurança da Região Centro (CCC-Centro), um dos sete centros de competências criados a nível nacional no âmbito da C-Network, integrado pelo Politécnico de Leiria.

Procurando contribuir de forma significativa para o aumento da resiliência e cibersegurança das infra-estruturas tecnológicas, o CCC-Centro lidera esforços na capacitação e fortalecimento da ciber-resiliência regional, através da formação especializada, do desenvolvimento de competências e do apoio à inovação e cooperação estratégica.

A decorrer até 2026, o CCC-Centro é operacionalizado em coordenação com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), sendo liderado pela Universidade de Aveiro (UA). Além do Politécnico de Leiria, integra os politécnicos de Castelo Branco (IPCB) e de Tomar (IPT), bem como a Universidade da Beira Interior (UBI), o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Cluster TICE.PT.

Aliado a este consórcio, juntam-se as comunidades intermunicipais da Região de Leiria, Região de Aveiro, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, e Médio Tejo, assim como cerca de 20 associações empresariais e perto de 30 municípios e empresas relevantes para a cibersegurança da zona Centro.

Cibersegurança como Pilar da Transformação Digital: Capacitar, Proteger e Inovar enquadra-se ainda na medida Líder + Digital, integrada no programa Emprego + Digital 2025, que visa contribuir para a transformação das organizações de diferentes sectores de actividade económica, todos eles fortemente impactados pelos processos de transição digital.

Tanto o CCC-Centro como o projecto Líder + Digital são co-financiados pelo programa Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pela República Portuguesa e pela União Europeia (NextGenerationEU).