Sociedade

Leiria deu voz à escola no XIV Fórum da Educação

7 set 2023 10:32

“É com a voz activa de todos que se constrói uma cidadania consciente e participada”, disse Anabela Graça

leiria-deu-voz-a-escola-no-xiv-forum-da-educacao
É preciso escutar quem aprende e cuidar de quem ensina para construir a escola democrática de Abril
DR

Sob o tema Dar Voz à Escola - Desafios da Escola Democrática, decorreu esta quarta-feira o XIV Fórum da Educação com a presença de centenas de docentes.

Este ano lectivo 2023/2024 decorre no ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril. Anabela Graça, vereadora da Educação, salientou que “sob o signo das liberdades fundamentais conquistadas, olhamos hoje para a educação como valor e pilar fundamental da renovação democrática, que se apoia no pensamento criativo, na diversidade plural e na convivência tolerante”.

“É com a voz activa de todos que se constrói uma cidadania consciente e participada”, acrescentou Anabela Graça.

A vereadora destacou ainda a centralidade e qualidade de vida de Leiria, fatores que são “responsáveis por um crescimento demográfico assinalável impulsionado por fluxos migratórios crescentes”.

“Uma nova realidade social que tem transformado Leiria numa sociedade multicultural e inclusiva, com maior abertura e respeito pela diversidade cultural”, destacou.

A autarca adiantou que hoje, “mais do que antes”, é “preciso escutar quem aprende e cuidar de quem ensina para construir a escola democrática de Abril”.

“Este espírito de cooperação tem de guiar-nos numa assumpção de responsabilidades por parte de todos os actores educativos. Todos somos importantes: o nosso papel individual e o nosso comportamento em casa, na rua, na escola é decisivo para o comportamento coletivo”, afirmou Anabela Graça.

A vereadora frisou que “cada um deve cumprir a sua parte” e é preciso “contar com todos".

Sandra Campos, que representou a Comissão Executiva das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, sublinhou a importância destas comemorações decorrerem ao longo do ano lectivo e desafiou os docentes na sala a acompanharem as iniciativas das comemorações através do facebook ou do Instagram, “para, desta forma, aderirem às iniciativas e incentivarem os alunos a interessar-se, cada vez mais, por este marco tão importante da História do País”.

O Fórum contou também com a apresentação da peça de teatro "Má Educação", pela Companhia de Teatro Formiga Atómica, aplaudida de pé pelos presentes, e com o painel "Dar Voz à Escola: A Escola que Desejo...", do ponto de vista do director de escola, do director de turma, dos alunos, do assistente operacional e da associação de pais".

O psicólogo e docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, Eduardo Sá, encerrou o evento.