Sociedade

Leiria é a sexta melhor cidade do País para fazer negócios

8 jun 2022 15:38

Estudo Portugal City Brand Ranking aponta Nazaré como o 10.º destino turístico do País com maior notoriedade.

leiria-e-a-sexta-melhor-cidade-do-pais-para-fazer-negocios
Estudo considera Leiria como a 10.º melhor cidade do País para viver.
Ricardo Graça

Com uma subida de três posições em relação a 2021, Leiria é considerada a sexta melhor cidade do País para negócios no estudo Portugal City Brand Ranking, mantendo a 10.º posição na categoria 'Viver' e a 26.º no item 'Visitar'.

No estudo da Bloom Consulting, divulgado esta quarta-feira, Nazaré aparece como o décimo destino turístico do País com maior notoriedade, descendo uma posição em relação à última avaliação.

Comparando com 2021, Leiria reforça a sua presença no top 10 nacional na categoria 'Negócios', ao passar do 9.º para o 6.º lugar, quando há três anos estava na 14.ª posição.

Tal como na última avaliação, é na área do turismo que Leiria apresenta o seu pior desempenho, figurando, tal como em 2021, no 26.º lugar. Mesmo assim Leiria surge como o segundo município do distrito com melhor classificação na categoria 'visitar', atrás da Nazaré (10.ª) e à frente de Óbidos (72.ª).

Caldas da Rainha, que na edição anterior do estudo foi considerada uma 'marca estrela' para a região Centro, ao subir em todas as categorias, desce agora dez posições no ranking geral, caindo do 34º para o 44.º lugar. Continua a ser o segundo concelho do distrito mais bem posicionado no ranking global. A maior subida foi conseguida por Porto de Mós, que galgou 32 lugares, figurando agora em 135º a nível nacional.

A nível nacional, e olhando para a classificação global, que tem em consideração a performance nas três categorias (viver, visitar e negócios), Lisboa continua a liderar.

Neste ranking global, Leiria aparece em 12.º lugar – o mesmo de 2021 – e é o único município do distrito a figurar no top 25. Caldas da Rainha surge, como já se disse, na 34.ª posição e Nazaré na 51.ª Entre os municípios do País com piores desempenhos encontram-se Castanheira de Pera (284.º) e Pedrógão Grande (286.º)

Na região Centro, Coimbra continua a ser a melhor cidade para viver e investir, sendo apenas ultrapassada pela Nazaré na categoria visitar. Por seu lado, Leiria mantém as posições que tinha no ano passado nas categorias negócios e viver (2.º e 3.º lugares, respectivamente) e mantém a 6ª posição na área do turismo. 

Variáveis analisadas

A elaboração do ranking é feita com base em dados estatísticos de fontes oficiais (Instituto Nacional de Estatística, Associação Nacional de Municípios Portugueses e portal Pordata). São tidos em conta dados económicos (empresas, rácio de empresas por habitante, percentagem de novas empresas no total das existentes), turísticos (dormidas, taxa de ocupação hoteleira, crescimento de dormidas) e dados de 'talento' (população, desemprego, poder de compra, criminalidade, cobertura de centros de saúde por habitante e número de estabelecimentos de ensino por 10 mil habitantes). O estudo tem também em conta a pesquisa sobre os municípios feita online sobre os temas em análise.