Sociedade
Leiria e Nazaré saem este sábado à rua pelo direito à habitação
Esta tarde, haverá protestos em várias cidades e vilas do País.
Leiria e Nazaré são duas das localidades do País onde, neste sábado, dia 30, a partir das 15 horas, haverá manifestações pelo direito à habitação, promovidas pelo movimento Casa para Viver.
No caso de Leiria, a concentração será junto à Fonte Luminosa, enquanto na Nazaré o protesto decorrerá na Praça Sousa Oliveira.
Segundo a organização, o objectivo é chamar a atenção para a situação “insustentável” que a população está a enfrentar e exigir medidas “urgentes”, para que “nenhuma família pague mais que 35% dos seus rendimentos líquidos mensais” com crédito à habitação.
Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Barreiro, Alcácer do Sal, Faro, Évora, Beja, Covilhã, Viseu, Portalegre, Lagos, Portimão, Samora Correia são as outras localidades onde há protestos na rua para "exigir que se concretize o direito à habitação”.
“É pela força da exigência popular nas ruas que serão combatidas as opções de direita ao serviço da especulação imobiliária, da banca, dos fundos e das construtoras”, alega a organização.