Desporto
Leiria é o distrito com maior utilização dos recintos de futebol e futsal
Quanto à distribuição territorial dos equipamentos em Portugal, Leiria é um dos distritos do litoral com menos infra-estruturas
O distrito de Leiria é aquele que mais utiliza as infra-estruturas de futebol e futsal para a prática desportiva, segundo um relatório divulgado pela Portugal Football Observatory, da Federação Portuguesa de Futebol.
É na análise dos níveis de saturação das infra-estruturas disponíveis que Leiria ultrapassa distritos como Lisboa, Porto ou Faro.
O relatório associa o número de praticantes de uma modalidade em relação ao número de infra-estruturas disponíveis para essa modalidade no território. Ao calcular 11 jogadores para futebol e 5 jogadores para futsal, o relatório divulga uma média de 29,6 atletas por campo de futebol, enquanto há 21,4 para recintos de futsal.
No entanto, quanto à distribuição territorial dos equipamentos em Portugal, Leiria é um dos distritos do litoral com menos infra-estruturas, contabilizando 78 para o futebol e 209 para o futsal.
À primeira vista, estes dados podem dar a entender que a população do distrito é aquela que mais aproveita cada equipamento desportivo, mas Manuel Nunes, presidente da Associação de Futebol de Leiria, alerta para a falta de instalações na região.
“A população aumentou para o dobro, em cerca de 40 anos, e o número de instalações é mais ou menos o mesmo”, relata o responsável, alertando que “o futsal está extremamente saturado”, já que a construção de pavilhões tem custos elevados e estes campos são utilizados para diversas modalidades.
No total, o relatório contabiliza 287 equipamentos de futebol e futsal no distrito, estando a maioria (105) localizados no concelho de Pombal.