Economia

Leiria entre os distritos com mais automóveis por habitante

23 ago 2016 00:00

Estudo da ACAP analisou a densidade automóvel em Portugal.

leiria-entre-os-distritos-com-mais-automoveis-por-habitante-4848
Raquel de Sousa Silva

Com um veículo automóvel para cada 1,5 habitantes, Leiria é um dos três distritos do País (a par de Bragança e Guarda) com mais carros por habitante. Este número reflecte a média de todos os veículos de quatro rodas (excepto quadriciclos), ligeiros e pesados.

Mas se falarmos apenas dos ligeiros de passageiros, o nosso distrito é mesmo aquele que tem mais carros por habitante: um veículo para cada duas pessoas, quando nos restantes distritos um carro tem de ser 'dividido' por mais de duas, revela o estudo da ACAP relativo ao ano passado.

Dinamismo do mercado? Falta de oferta da rede de transportes públicos? Para Carlos Santos, estes dados estatísticos “devem ser vistos no contexto”, já que “muitas das matrículas registadas no distrito de Leiria serão de carros de empresas”, o que “poderáinfluenciar a média por habitante”.

José Vilarinho admite a realidade de Leiria possa ter a ver com falhas na rede de transportes públicos, o que obriga as pessoas a deslocarem-se em meios próprios, mas reconhece que a “ambição” de ter carro é mais evidente em meios mais pequenos do que nas grandes cidades.

No final de 2014, em Leiria, o número de habitantes por veículo, tanto o geral como o dos ligeiros de passageiros, era exactamente igual.