Sociedade

Leiria festeja dia do município com homenagens

21 mai 2016 00:00

Adriano Moreira será o orador convidado

(Fotografias:DR)
António Casalinho
António Casalinho
António Casalinho
António Poças
António Poças
António Poças
Avelino Gaspar
Avelino Gaspar
Avelino Gaspar
carlos cabecinhas
carlos cabecinhas
carlos cabecinhas
fernando marques
fernando marques
fernando marques
José Luis Tinoco
José Luis Tinoco
José Luis Tinoco
jose vaz
jose vaz
jose vaz
 nerlei
nerlei
nerlei

Avelino Gaspar* É presidente do Conselho de Administração do Grupo Lusiaves, grupo que criou há 30 anos e que actualmente integra mais de duas dezenas de empresas, responsáveis por cerca de 2000 postos de trabalhos directos e outros tantos indirectos. Exerce funções em várias associações do sector agrícola.

Fundador do CDS-PP, conselheiro de Estado e professor catedrático, Adriano Moreira é o orador convidado da sessão solene do Dia do Município de Leiria que se assinala no próximo domingo, dia 22. A data será celebrada com a homenagem a várias personalidades com ligações ao concelho pela “prestação de serviços relevantes em prol do município” e à Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria), que receberá a mais alta distinção do município, a medalha de ouro da cidade. As cerimónias realizam-se no Teatro José Lúcio da Silva e têm início marcado para as 10:45 horas, com um momento musical protagonizado pelo Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara de Leiria. Seguem-se os discursos de José Manuel Silva e Raul Castro, presidentes da Assembleia e da Câmara Municipais, a distinção de funcionários do município com mais de 25 anos de serviço e a entrega das insígnias (ouro, prata e bronze) aos homenageados. A sessão termina com a intervenção de Adriano Moreira.

Os homenageados 

Nerlei
A  Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) será distinguida com a medalha de ouro da cidade, pelo “papel relevante que tem desempenhado enquanto promotora do desenvolvimento empresarial da região e na defesa dos interesses dos seus associados”.

 

Avelino Gaspar*
 É presidente do Conselho de Administração do Grupo Lusiaves, grupo que criou há 30 anos e que actualmente integra mais de duas dezenas de empresas, responsáveis por cerca de 2000 postos de trabalhos directos e outros tantos indirectos. Exerce funções em várias associações do sector agrícola.

António Poças*
Líder do grupo Incentea, que presta serviços nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, engenharia do produto e consultoria de negócio, é distinguido pela sua acção como empresário e participação no movimento associativo da região.

José Luís Tinoco*
É distinguido pelo papel “relevante” que assume em diversos quadrantes da arte, que abrange não apenas a pintura e o desenho, mas também a arquitectura, a música e o design. Nascido em Leiria em 1932, filho da pianista Maria Carlota Tinoco, formou-se na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa.

Carlos Cabecinhas*
Natural da Bajouca, o sacerdote é galardoado pelo “notável desempenho” enquanto reitor do Santuário de Fátima, cargo que desempenha desde 2011, e pelo seu percurso na Diocese de Leiria-Fátima, com uma actividade pastoral “relevante e extensa”.

António Casalinho**
O bailarino é distinguido pela “excelência do seu desempenho no ballet e pelas conquistas obtidas em importantes competições internacionais”. Recentemente, venceu, em Nova Iorque, o Hope Awardno Youth American Grand Prix(YAGP) na categoria júnior, prémio que já conquistara no ano passado no escalão 9-11 anos.

Fernando Marques**
É distinguido pela “longa e profícua carreira no campo das artes”. Destacou-sse na escultura, mas o seu trabalho inclui também pintura a óleo e aguarelas, ilustração, vitrais, rádio, topografia e fotografia. Lecionou na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria.

José Vaz**
A sua distinção é justificada pelo “ importante trabalho” desenvolvido no Rancho da Região de Leiria, o qual preside, “em prol da preservação das nossas tradições e cultura”.

* insígnia de 2.ª classe (prata)
** insígnia de 3.ª classe (bronze)

 

 

 

 

 

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.