Desporto

Leiria fez a inauguração oficial do primeiro pavilhão desportivo inclusivo do País

1 mar 2022 16:03

Leiria é Cidade Europeia do Desporto

leiria-fez-a-inauguracao-oficial-do-primeiro-pavilhao-desportivo-inclusivo-do-pais
.
CM Leiria

Nesta terça-feira de Carnaval, Leiria fez a cerimónia de inauguração oficial do primeiro pavilhão desportivo inclusivo do País.

O espaço foi construído na localidade de Cortes, na União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e é um passo para a criação "de um concelho mais justo, mais igual e com menos barreiras e obstáculos", conforme sublinhou o presidente da Câmara de Leiria, durante o momento solene.

Gonçalo Lopes disse ainda que “este edifício é muito mais do que um pavilhão desportivo”, sublinhando que o Pavilhão Lis "materializa um bom exemplo de governança e daquilo que deve ser a estratégia de utilização dos recursos públicos".

CM Leiria

O autarca realçou ainda a importância desta inauguração no ano onde Leiria é Cidade Europeia do Desporto, e quando se "pretende fazer do Desporto um factor determinante para a promoção da qualidade de vida, da saúde, resiliência, superação, liderança e espírito de equipa, mas também escola de valores, de cidadania e promotor de inclusão social”.

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, presente na inauguração, destacou o facto de se tratar de uma infra-estrutura pensada de raiz para todos, servindo qualquer cidadão, independentemente da sua situação.

Já João Paulo Rebelo, secretário de Estado Juventude e do Desporto, destacou o facto de o espaço "promover a igualdade e a inclusão, tal como “os valores essenciais do desporto, os valores olímpicos, a excelência, o respeito e a amizade”.

A inauguração conta ainda com um momento de dança, uma partida entre a Associação Portuguesa de Deficientes de Leiria e a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, e um jogo entre a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, atual campeão nacional e europeu, e a Associação Cultural Recreativa do Arnal, da Maceira.