Viver

Leiria Film Fest anuncia parceria com festival em Espanha

18 fev 2021 17:56

A oitava edição do festival de curtas-metragens decorre em Leiria entre 25 e 30 de Maio

leiria-film-fest-anuncia-parceria-com-festival-em-espanha
Zapatos de Tacón Cubano, de Julio Mas Alcaraz
DR

Este ano, o Leiria Film Fest tem nova parceria, com o MCIP – Muestra Internacional de Cine de Palência, festival realizado em Espanha que existe há 30 anos e qualifica para os Prémios Goya.

A colaboração significa que o vencedor da categoria de melhor curta-metragem de ficção portuguesa em Leiria fica automaticamente seleccionado para a competição internacional de Palência e que o melhor filme da competição espanhola em Palência fica automaticamente seleccionado para a competição internacional em Leiria.

Em 2021, a Muestra Internacional de Cine de Palência recebe Sleepwalk (de Filipe Melo) e o Leiria Film Fest exibe Zapatos de Tacón Cubano (de Julio Mas Alcaraz).

A oitava edição do festival de curtas-metragens Leiria Film Fest está agendada para 25 a 30 de Maio.

Foram inscritos 411 filmes, nas categorias de ficção (250), animação (101) e documentário (60). A maioria (74%) tem origem no estrangeiro. Ao todo, 55 países. Espanha é o mais representado (140), com Portugal (105) logo a seguir.

Há 37 filmes de autores do distrito de Leiria ou dos concelhos de Ourém e de Tomar, que são considerados para a eleição da melhor curta-metragem de Leiria.