Economia
Leiria foi um dos distritos onde a procura de casa mais subiu no primeiro semestre
Tem vindo a crescer o interesse por parte dos territórios do interior
Leiria, tal como Braga, Setúbal, Faro, Coimbra e Aveiro, está entre os distritos que maior procura de casa registaram no primeiro semestre do ano, face aos seis meses anteriores.
Segundo o estudo recentemente avançado pelo Imovirtual, baseado em dados disponíveis na plataforma, cerca de 60% da procura de casa acontece hoje no interior do País, onde se nota um aumento do interesse de mais 4% em relação ao semestre anterior.
A procura dos consumidores por casas no interior do País, no primeiro semestre do ano, face ao semestre anterior, aumentou sobretudo nos distritos de Braga (13,7%); Setúbal (9,4%), Faro (6,9%), Aveiro (6,2%), Leiria e Santarém (4,9% em ambos).
Assim, nos primeiros seis meses de 2022, os distritos intermédios mais procurados são, por esta ordem, Braga, Setúbal, Leiria, Faro, Coimbra e Aveiro.
"É também interessante vermos cada vez mais pessoas interessadas em Aveiro, Leiria e Santarém, regiões com grande potencial de desenvolvimento e crescimento, em linha com uma tendência de descentralização e mudança para o interior”, analisa Ricardo Feferbaum, diretor-geral do Imovirtual.
Ainda assim, com um crescimento da procura na ordem dos 1,8%, as duas maiores áreas metropolitanas continuam as ser as mais procuradas (com Lisboa a representar 23,5% do total da procura de casa, seguida pelo Porto, com 18,3% do total da procura).