Sociedade

Leiria manda ajuda para a Ucrânia e para a Turquia

16 fev 2023 09:40

Dois camiões carregados de apoio solidário partiram estas terça e quarta-feira, com o objectivo de prestar apoio à população deste dois países.

leiria-manda-ajuda-para-a-ucrania-e-para-a-turquia
Bens enviados para a Turquia foram recolhidos por um grupo de leirienses durante os últimos dias
DR

Dois camiões carregados de apoio solidário partiram, esta semana, de Leiria rumo à Ucrânia e à Turquia, com o objectivo de prestar apoio à população destes dois países que enfrentam situações trágicas, a guerra, no primeiro caso, e as consequências de um violento sismo e das réplicas que se seguiram, no segundo.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Leiria dá conta do envio, consumado na terça-feira, de mais um camião para a Ucrânia com 21 paletes com roupa térmica (vestuário, sapatos, mantas, cobertores, sacos-cama).

Esta ajuda é ainda resultado da campanha SOS Ucrânia promovida em 2022, "sendo o envio e gestão dos mantimentos articulado com a comunidade ucraniana em Leiria", ressalva o município.

Já esta quarta-feira, dia 15, partiu com destino à embaixada da Turquia um camião com 90 caixas com produtos de higiene, artigos de saúde e primeiros socorros, roupa térmica (vestuário, calçado, mantas, cobertores, sacos-cama), bens alimentares não perecíveis e acessórios (tendas, termo-ventiladores, lanternas).

Segundo o comunicado da autarquia, os bens para a Turquia foram recolhidos por um grupo de leirienses durante os últimos dias e o seu transporte é assegurado através de um camião dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

Naquela nota, o Município de Leiria manifesta "a sua solidariedade face às dramáticas situações que atingem as populações destes países, lamentando profundamente a dor e o sofrimento que enfrentam neste momento".