Sociedade

Leiria mantém tarifas de água e saneamento para 2023

14 dez 2022 08:30

PSD continua a defender uma redução das taxas

leiria-mantem-tarifas-de-agua-e-saneamento-para-2023
Decisão não irá pôr em causa a “prestação de um serviço de qualidade”
Jornal de Leiria/Arquivo

O tarifário dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) para 2023 vai manter os valores que remontam a 2015. A deliberação foi aprovada hoje na reunião de Câmara de Leiria, por maioria, com os votos contra do PSD.

O administrador-delegado dos SMAS, Leandro Sousa, explicou que “os tarifários relativos ao abastecimento de água e saneamento não vão sofrer alterações em 2023, o que sucede desde 2015”.

“Os SMAS entendem que este não é o momento ideal para proceder à revisão do tarifário, pelo que, o impacto da subida quer da taxa inflação quer do preço da água em alta será internalizado pelos SMAS e não será repercutido aos clientes”, informou o administrador-delegado ao JORNAL DE LEIRIA.

O responsável destacou, todavia, que esta decisão não irá pôr em causa a “prestação de um serviço de qualidade” nem os “investimentos necessários à renovação da rede de água e expansão da rede de saneamento”.

O tarifário proposto “permite o acesso universal a um serviço público essencial, estando garantida a acessibilidade económica das famílias de acordo com o parecer emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos [ERSAR], e é ambientalmente justo, porque, penaliza os consumos excessivos, aplicação do princípio do utilizador pagador”.

Na reunião do executivo camarário, o vereador do PSD, Daniel Marques, questionou se o orçamento do SMAS e da câmara iria ser alterado para responder às recomendações da ERSAR, que entende que deve ser o SMAS a assumir a responsabilidade do despejo de fossas sépticas, serviço que agora é da responsabilidade dos clientes.

Leandro Sousa explicou que quando o parecer da ERSAR chegou o orçamento dos SMAS já estava concluído e remetido à câmara.

O administrador-delegado acrescentou que “com a adopção desta recomendação, os SMAS passarão a aplicar mensalmente tarifas fixas e variáveis de saneamento aos clientes, que numa primeira fase requeiram o serviço de despejo de fossas”.“Como contrapartida, os SMAS irão realizar um número máximo anual de limpezas aos clientes com rede de saneamento disponível a mais de 20 metros e que possuem fossas sépticas.”

Sobre a recomendação da ERSAR em apontar à câmara a responsabilidade do financiamento das tarifas sociais, Leandro Sousa explicou que a autarquia irá justificar que não suporta esse valor, uma vez que também não recebe os resultados líquidos dos SMAS.

Daniel Marques levantou ainda a questão da tarifa social que, “neste momento, está a ser suportada pelos próprios utilizadores do sistema” quando é “uma obrigação do próprio município”.

“Os leirienses continuam a pagar os valores mais elevados no binómio água-saneamento quando comparado com os concelhos limítrofes e em dois casos estamos a falar quase do dobro”, afirmou o social-democrata, ao questionar se em relação à cobertura do serviço, a ligação à rede “não ocorre porque o valor das tarifas é elevado”.

“Não defendemos a redução do tarifário para toda a gente, mas para aqueles que têm consumos mais baixos”, informou o vereador do PSD.

Já o vereador do PS, Ricardo Santos, com o pelouro dos SMAS, destacou que os SMAS até vai mais longe no apoio da tarifa social e familiar, onde o escalão mais baixo é alongado ao consumo de mais metros cúbicos.