Viver

Leiria, Marinha Grande e Pombal com luz verde para financiamento pela Rede de Cineteatros

28 dez 2023 11:43

O projecto de decisão atribui 1,2 milhões de euros, no total, ao longo de quatro anos, ao conjunto dos três teatros em Leiria, Marinha Grande e Pombal

leiria-marinha-grande-e-pombal-com-luz-verde-para-financiamento-pela-rede-de-cineteatros
Teatro Miguel Franco, em Leiria
CML

Por enquanto, há um projecto de decisão pelo júri do concurso, já comunicado, pela Direcção-Geral das Artes, aos promotores das candidaturas. Segue-se uma audiência de interessados, após o que serão anunciados os resultados definitivos.

No projecto de decisão com data de ontem, 27 de Dezembro, o Teatro Stephens, na Marinha Grande, surge em primeiro lugar a nível nacional, com a pontuação mais elevada, e luz verde para receber 400 mil euros ao longo de quatro anos, ou seja, 100 mil euros por ano, de 2024 a 2027.

Também admitidos para financiamento aparecem o Teatro Miguel Franco em Leiria (50 mil euros por ano, totalizando 200 mil euros) e o Teatro-Cine de Pombal (150 mil euros por ano, portanto, 600 mil euros).

Em causa, está o concurso de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) que, nesta segunda edição, e de acordo com a proposta de decisão divulgada esta quarta-feira, distribui 8 milhões de euros por 18 equipamentos.

Na primeira edição, o Teatro José Lúcio da Silva (em Leiria) e o Teatro Municipal de Ourém foram contemplados, cada qual, com 800 mil euros, também para um período de quatro anos.

As regras determinam que os municípios têm de financiar as salas de espectáculos no montante equivalente ao apoio da RTCP.

Da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses fazem ainda parte, no distrito de Leiria, o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha e o Cineteatro João d'Oliva Monteiro em Alcobaça.