Desporto

Leiria Master Padel bate recorde de inscrições a nível nacional

20 abr 2025 09:00

A competição será dividida entre 18 campos e o Pavilhão Carlos Neto receberá as partidas internacionais

leiria-master-padel-bate-recorde-de-inscricoes-a-nivel-nacional
A leiriense Cláudia Gaspar, n.º2 do ranking nacional, é a embaixadora do evento
DR
Inês Gonçalves Mendes

São esperados mais de um milhar de atletas no Leiria Master Padel, competição internacional de padel que decorre na região entre os dias 24 e 27 de Abril e que, a nível nacional, já ultrapassou o recorde de inscrições registado até hoje pela Federação Portuguesa de Padel.

A competição vai dividir-se por 18 campos dos clubes Padel XXL, do MC Padel e do CETL – Clube Escola de Ténis e Padel de Leiria, sendo que o “palco principal” do evento será instalado no Pavilhão Carlos Neto, que receberá as partidas entre os jogadores de nível 1.

Para quem quer assistir, a entrada será gratuita, uma vez que o torneio tem o propósito de divulgar a modalidade junto daqueles que nunca experimentaram ou que nunca assistiram a um jogo de alto nível.

Grandes nomes do padel vão marcar presença no torneio, como Carolina Navarro – por nove vezes campeã do mundo -, a dupla portuguesa dos irmãos Miguel e Nuno Deus, Gonzalo Rubio, Ana Catarina Nogueira e também a leiriense Cláudia Gaspar, n.º2 do ranking nacional e embaixadora do evento.

O nível competitivo estará muito elevado durante os quatro dias do Leiria Master Padel e Cláudia Gaspar, na conferência de imprensa de apresentação do evento, frisou a importância da sua terra-natal ser a anfitriã da competição, para “fazer com que o padel cresça em Leiria, não só em visibilidade, mas também no número de jogadores e em estrutura”.

O Leiria Master Padel terá um prize money de 30 mil euros, dividido entre os vencedores masculino e feminino, além de atribuir 25 mil pontos no ranking. Os jogos de nível 1 estarão incluídos no circuito internacional de padel, organizado pela Federação Internacional de Padel, enquanto as restantes categorias entram nas contas do circuito nacional da Federação Portuguesa de Padel.

Além dos jogos que decorrem de manhã até ao final do dia, o Pavilhão Carlos Neto terá também stands de patrocinadores e food trucks, numa zona comercial com um espaço de lazer dedicado aos mais novos – a Kids Arena – dinamiza pela organização do Leiria Kids.

Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, o padel é “uma aposta estratégica” e o torneio colocará à prova a capacidade de organização e acolhimento de um evento de grandes dimensões do Pavilhão Carlos Neto. “Estamos a fazer de tudo para transformar aquele recinto desportivo num dos melhores do País para receber um torneio de padel. Queremos que esta prova fique a rainha do padel em Portugal”, frisou o autarca, ao reforçar a objectivo de “consolidar a modalidade no concelho”.