Sociedade
Leiria: Obras para reduzir inundações junto à Fonte das 3 Bicas começam na próxima semana
Requalificação das ruas da Restauração e Dr. António da Costa Santos faz parte do plano de drenagem pluvial da cidade e pretende reduzir os episódios de inundação junto à Fonte das 3 Bicas.
As obras de requalificação das ruas da Restauração e Dr. António da Costa Santos, em Leiria, arrancam na segunda-feira, anunciadas, hoje, a câmara municipal.
Orçada em cerca de 540 mil euros, a intervenção faz parte do plano de drenagem pluvial da cidade e que pretende reduzir os episódios de inundação junto à Fonte das 3 Bicas.
Os trabalhos têm um prazo previsto de seis meses, divididos por duas fases, a primeira abrangendo a Rua Dr. António da Costa Santos, e a segunda a Rua Restauração.
Em comunicado, a Câmara de Leiria explica que a empreitada prevê intervenção na rede de drenagem pluvial, "o que irá aumentar a capacidade de escoamento das águas da chuva até ao rio Lis e contribuir para a redução do volume de água" que desce por estas duas vias até a Rua Tenente Valadim.
Segundo aquela nota, a rede de águas pluviais ao longo destas ruas "apresenta deficiências, não estando a desempenhar estritamente as suas funções de transporte, o que torna urgente a sua requalificação".
A autarquia esclarece ainda que, "como forma de minimizar os custos a longo prazo", serão também intervencionadas as redes de drenagem de águas residuais domésticas e de distribuição de água, bem como o pavimento viário e pedonal de ambas as ruas.
Rua José Jardim sem estacionamento
Durante os quatro meses da primeira fase, a Rua Dr. António da Costa Santos (paralela à Fonte das 3 Bicas) estará encerrada ao trânsito, mas aberta à circulação pedonal e com acesso garantido a moradores, comerciantes e peões.
Para aceder ao largo Rainha Santa Isabel e à rua da Restauração, os condutores deverão seguir pela rua Tenente Valadim, largo Infantaria 7, Avenida Marquês de Pombal e rua Henrique Sommer.
As obras terão também implicações na rua Dr. José Jardim, que vai passar a ter dois sentidos de trânsito, pelo que o estacionamento será proibido, mas uma única saída.
À semelhança do que aconteceu com outras obras na cidade, a câmara criou uma linha de informações através do WhatsApp. Para acessar, os sustentadores poderão enviar uma mensagem via WhatsApp para o número 967 420 650, com o texto ASSINAR PDRESTAURAÇÃO [NOME].