Sociedade
Leiria promove formação em suporte básico de vida para a população
Iniciativa, agendada para dia 9, pretende preparar a comunidade para actuar perante um cenário de socorro
Sensibilizar e capacitar os cidadãos para a importância das manobras de reanimação cardiorrespiratória é o objectivo da formação em suporte básico de vida que o Município de Leiria vai promover no próximo dia 9, aberta à população.
Segundo uma nota informativa da câmara, os participantes terão a oportunidade de aprender e praticar técnicas de suporte básico de vida, sob orientação de formadores qualificados, “reforçando a importância de uma resposta rápida e eficaz de paragem cardiorrespiratória”.
A formação será dividida numa parte teórica, com cerca de 40 minutos, e num momento prático, cuja duração dependerá do número de inscrições, que devem ser feitas previamente através de um formulário. A participação está limitada a 300 pessoas e os interessados devem escolher um dos três horários definidos: 9, 10 e 11 horas.
“O principal objectivo é sensibilizar e capacitar os cidadãos para a importância das manobras de reanimação cardiorrespiratória, aumentando a preparação da comunidade para aturar perante um cenário de socorro”, frisa a nota de imprensa do município, que conta com a parceria das quatro corporações de bombeiros do concelho, da Escola Superior de Saúde de Leiria, a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e a Cruz Vermelha Portuguesa.