Desporto

Leiria recebe este fim-de-semana o Congresso Nacional de Educação Física

28 out 2022 15:34

“Educação física, treino e actividade física em crianças e jovens – tempo de qualidade” é o mote do encontro que reúne comunidade profissional e científica

leiria-recebe-este-fim-de-semana-o-congresso-nacional-de-educacao-fisica
.
Unsplash/ Rachel

“Educação física, treino e actividade física em crianças e jovens – tempo de qualidade” é o mote do 12.º Congresso Nacional de Educação Física que se realiza este fim-de-semana, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

“Vão ser abordadas questões relacionadas com a relevância da actividade física para crianças e jovens, bem como a qualidade da intervenção para o seu desenvolvimento pleno e integral, no contexto escolar, desportivo e recreativo”, anuncia a organização, que vai reunir a comunidade profissional e científica em palestras, comunicações e workshops.

Do programa, destaca-se a abordagem a temas como a situação da generalização da educação física a todos os alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico e a qualidade das aprendizagens dos alunos com o tempo perdido na pandemia.

Com vários níveis de intervenção, desde político até à prática diária dos profissionais da área, será também abordada a importância da formação de treinadores e das condições de prática dos escalões de formação, a necessidade de recuperar e superar o número de jovens praticantes no Desporto Escolar e Federado e a garantia de condições que permitam níveis de actividade física compatíveis com as necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afectivas de jovens.

Com uma periodicidade trienal, o congresso chega a Leiria no ano em que ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto.

A iniciativa é organizada pelo Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF).

Esta edição, conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, da Associação de Profissionais de Educação Física do Distrito de Leiria (APEFIL), do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e da Decathlon Leiria.

O programa completo e mais informações estão disponíveis no website do evento (clique aqui).

Os Congressos Nacionais de Educação Física afirmam-se, desde 1988, como uma referência na qualificação e no envolvimento de profissionais nas áreas da educação física, do treino, do exercício e da saúde.