Viver

Leiria recebe Wim Mertens, Francisco Sassetti e Afonso Padilha

13 nov 2023 09:14

Compositor belga e pianista português actuam no Misty Fest, e, três dias antes, o humorista brasileiro protagoniza o espectáculo E Agora?

leiria-recebe-wim-mertens-francisco-sassetti-e-afonso-padilha
Os bilhetes para ver e ouvir Wim Mertens estão praticamente esgotados
DR

O festival Misty Fest 2023, que acontece em várias cidades, traz a Leiria dois concertos, no sábado, 18 de Novembro, depois das 21:30 horas.

O músico português Francisco Sassetti vai apresentar o seu álbum de estreia em nome próprio com composições de sua autoria, que marcam uma nova etapa após décadas de ligação ao piano.

“Na realidade”, explica Francisco Sassetti numa nota partilhada online, “a maioria dos temas do disco já tem cerca de 10 anos. Depois da morte do meu irmão, Bernardo, em 2012, comecei a compor compulsivamente, quase como se quisesse continuar a obra dele, tão tragicamente deixada a meio. Era uma forma de lamento e, também, um espaço de paz e silêncio. Por outro lado, o exigente trabalho como concertista e professor (na Escola Superior de Música de Lisboa e na Orquestra Metropolitana entre outras instituições) não me deixava muito tempo para terminar as composições, o que, entretanto, consegui”.

Na mesma noite, o Teatro José Lúcio da Silva recebe o compositor belga Wim Mertens, que desde 1980 lançou mais de 65 álbuns e se afirmou internacionalmente como músico e performer.

O concerto deverá basear-se em Voice of Living, o mais recente trabalho do músico nascido em 1953.

Voice of the Living surge de uma encomenda da chancelaria do primeiro-ministro belga como parte de um programa focado na primeira grande guerra (1914-1918).

O primeiro disco de Wim Mertens, com o título For Amusement Only, é uma obra de música electrónica para máquinas de pinball – em Portugal, geralmente conhecidas como flippers.

Antes, já na próxima quarta-feira, 15 de Novembro, há duas sessões (19:30 e 21:30 horas) do espectáculo E Agora?, um solo de stand-up comedy protagonizado pelo humorista brasileiro Afonso Padilha.

Afonso Padilha integra o colectivo 4 Amigos e já colaborou com o Porta dos Fundos e o Comedy Central.

Conflitos entre gerações, masculinidade frágil, anseio e medo da paternidade, expectativa de vida, crenças que permeiam o ser humano e padrões de beleza são alguns dos temas que o comediante aborda na digressão E Agora?