Sociedade

Leiria reclama investimentos para maximizar alta velocidade

7 fev 2025 08:00

A construção de uma nova travessia sobre a A19 e a duplicação da EN242 entre o nó da A8, na Barosa, e o Bairruivo, são duas das exigências

leiria-reclama-investimentos-para-maximizar-alta-velocidade
Será adoptada a opção 2 : nova estação na Barosa e desvio da LO com a construção de 7,3 km paralelos à LAV
DR
Maria Anabela Silva

A construção de uma nova travessia sobre a A19, entre os nós das designadas estradas da Marinha (EN242) e da Figueira da Foz (EN109), a duplicação da EN242 entre o nó da A8, na Barosa e o Bairruivo, e a execução do troço norte da circular externa de Leiria, ligando a Barosa, a rotunda do Falcão, a Cova das Faias e a A1, são alguns dos investimentos que o Município de Leiria quer incluir no pacote de obras a executar no âmbito da linha da alta velocidade (LAV).

Entre os investimentos reclamados pela câmara, está também a transformação do troço da Linha do Oeste (LO) a desactivar com a construção da LAV (ver imagem) numa via exclusiva para modos suaves de mobilidade e transporte público eléctrico e a criação de uma “ligação curta” entre futura estação ferroviária, na Barosa, e a actual.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ