Viver

Leiria regressa ao século XIV

22 jul 2016 00:00

No próximo fim-de-semana, o Mercado Medieval de Leiria desce do castelo e invade a rua direita da cidade.

leiria-regressa-ao-seculo-xiv-4673

 "O rei D. João I e o seu séquito assentam arraiais em Leiria de 22 a 24 de Julho, para mais uma edição da recriação medieval que transporta a cidade para 1385, ano em que El Rey inicia a peregrinação a Santa Maria em Guimarães, em agradecimento pela vitória na batalha de Aljubarrota contra os castelhanos”, avança a organização da autarquia.

Leiria viverá três dias em festa, aclamando a chegada de D. João I. Mais uma vez, os visitantes são desafiados a encarnarem personagens daqueles tempos. Na sexta-feira, 22, o mercado abre portas das 20 à 1 horas, no dia 23, das 14 à 1 horas e, no dia 24, das 14 às 21 horas.

Haverá mercadores, taverneiros, arqueiros, ferreiro, marceneiro, alquimista, costureira e cesteiro, entre outros. No primeiro dia, acontecerá a chegada de D. João I, com um cortejo entre a Praça Rodrigues Lobo, às 22 horas, e o terreiro do castelo e um espectáculo de fogo, às 00:30 horas.

No sábado, o castelo abre portas às 14 horas, com muita animação – medieval – até às 19 horas, quando D. Nun’Álvares Pereira começar o seu cortejo de subida à fortaleza. Haverá ainda demonstração de armas, tasquinhas, e a peça O Caminho da Profanação – Tentart, às 22:30 e às 23 horas, a Proclamação do Perdão.

No domingo, às 14:30 horas, O Nariz apresenta a peça Despojos de Aljubarrota - O Brilho das Estórias, no terreiro e o encerramento acontece às 21 horas.