Economia

Leiria regulariza mais de 200 empresas em sete anos

7 jul 2016 00:00

Nos últimos sete anos, a Câmara de Leiria licenciou mais de 300 empresas. A maioria dos processos envolveu a regularização de construções que se encontravam em situação irregular devido, em alguns casos, a omissões e incongruências do PDM.

leiria-regulariza-mais-de-200-empresas-em-sete-anos-4580
Maria Anabela Silva

O número de licenciamentos foi revelado por Gonçalo Lopes, vice-presidente da câmara, durante a última reunião de executivo, realizada na terça-feira.

A propósito da troca de acusações com os vereadores do PSD sobre o atraso na construção do parque empresarial de Monte Redondo, Gonçalo Lopes enfatizou o “esforço de licenciamento de muitas empresas que, pelo mais diversos motivos, estavam ilegais”.

O autarca alegou ainda que o recurso ao reconhecimento do interesse público dessas unidades, “tantas vezes criticado”, permitiu que “muitas” iniciassem o processo de legalização, que viria a ser aprovado, “impedindo que fechassem”.

Uma das unidades que viu concluído o dossier da regularização foi a Valco, empresa de madeiras localizada na Caranguejeira. Rui Oliveira, administrador, explica que, quando o PDM entrou em vigor, não previu a necessidade de crescimento da fábrica, classificando os terrenos PUBLICIDADE como REN.

“Para respondermos ao mercado e garantir postos de trabalho, uma parte da empresa acabaria por ocupar uma pequena parcela de REN”, admite o empresário.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.