Sociedade

Leiria Sobre Rodas recorda visita do Papa Paulo VI

7 set 2021 17:25

Exposição de veículos clássicos conta com dois Rolls Royce 25/30

leiria-sobre-rodas-recorda-visita-do-papa-paulo-vi
Redacção/Agência Lusa

Vários clássicos e alguns dos mais modernos modelos do mundo automóvel vão estar em destaque no Leiria Sobre Rodas, certame dedicado ao setor que, devido à pandemia, decorre em formato adaptado de quinta-feira a domingo.

Evocando o espírito das edições anteriores, a Câmara de Leiria preparou quatro acções que vão levar a diversas zonas da cidade várias iniciativas que procuram manter vivo o evento, cujo regresso em pleno está prometido pela autarquia para 2022.


A partir de quinta-feira, 9 de Setembro, avança o município em comunicado, em Leiria serão expostos em vários locais 17 veículos clássicos “de interesse histórico”, com destaque para dois Rolls Royce 25/30, que “recordarão o carro oficial da visita do papa Paulo VI” à cidade.

Em ação vão estar vários desses automóveis e também motas e bicicletas antigas no Passeio de Clássicos, entre as 17:00 e as 19:00, com recriação do antigo polícia sinaleiro, que voltará ao “ativo” por um dia.

Exibindo a vanguarda do desenvolvimento automóvel e da mobilidade sustentável, a “Avenida Elétrica” mostra algumas das mais recentes propostas de transporte, como sejam trotinetes, bicicletas, motos e carros de várias marcas movidos a eletricidade, hidrogénio ou híbridos.

Entre o ‘portfolio’ presente na “Avenida Elétrica”, o município de Leiria destaca o Toyota Mirai, a hidrogénio, além dos elétricos Citroën Ami, Porsche Taycan Sport Turismo e Audi e-Tron GT, que poderão ser experimentados em ‘test-drive’.

Em Leiria será ainda apresentada a solução pioneira criada pela empresa PRF, com sede no concelho, que recentemente lançou um posto de abastecimento portátil para veículos a hidrogénio.

Com outro andamento, no domingo, pilotos e automóveis de competição vão dar um espetáculo desportivo de exibição na Zona Industrial da Cova da Faias, no intitulado “Circuito Leiria”.