Sociedade

Leiria tem o politécnico que mais pedidos de patentes faz

16 ago 2020 14:41

Sexta instituição de ensino superior no ranking de 2019

leiria-tem-o-politecnico-que-mais-pedidos-de-patentes-faz
Politécnico de Leiria
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Leiria tem o único politécnico do País que figura na lista das 20 entidades mais activas nos pedidos de patentes realizados em 2019. O Politécnico de Leiria é ainda a sexta instituição de ensino superior com mais pedidos de patentes requeridos em 2019, depois das Universidade do Minho, Porto, Lisboa, Aveiro e Coimbra. Os dados foram apresentados esta semana no Barómetro Inventa – Patentes Made In Portugal 2020.

“Estes resultados agora divulgados são demonstradores da aposta do Politécnico de Leiria na área da partilha e valorização de conhecimento, designadamente nas patentes, estratégia que tem mais de uma década”, disse Rui Pedrosa, presidente desta instituição, ao JORNAL DE LEIRIA. “Ser o único politécnico na lista das 20 entidades mais activas nos pedidos de patentes em 2019, bem como a sexta instituição de ensino superior com mais pedidos, é um orgulho para o Politécnico de Leiria e deve ser para a nossa região”, considerou ainda o presidente.

“Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer nesta área, em particular para colocar as patentes ao serviço da economia e gerar riqueza. O Politécnico de Leiria não é excepção e esta é uma das nossas prioridades”, salientou Rui Pedrosa.

A Inventa International preparou uma compilação de estatísticas e indicadores relacionados com a evolução da actividade no que diz respeito à protecção por patentes para invenções, em que o requerente possui origem em Portugal. Recorreu às bases de dados disponibilizadas pela Organização Mundial da Propriedade Industrial e pelo Instituto Europeu de Patentes, onde se podem consultar dados até 2018, assim como as bases estatísticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e o Relatório Anual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Nesta lista portuguesa de 20 entidad

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ