Sociedade

Leiria vai distinguir 23 personalidades, instituições e empresas no Dia do Município

30 abr 2025 11:56

A título póstumo, serão distinguidos os médicos Amália Pereira e José Borrego Pires, o escritor Fernando José Rodrigues e o empresário Frederico Brazão Ferreira

Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas será distinguida com Grau Ouro - Classe Serviços Relevantes
Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas será distinguida com Grau Ouro - Classe Serviços Relevantes
DR

Entre personalidades, instituições e empresas, serão 23 os galardoados pela Câmara de Leiria no Dia do Município, a comemorar a 22 de Maio. De acordo com lista aprovada na última reunião de executivo, a mais alta distinção caberá à Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas, que, por ocasião do seu centenário, receberá a medalha Grau Ouro por serviços relevantes.

A título póstumo, serão distinguidos os médicos Amália Pereira e José Borrego Pires, o escritor Fernando José Rodrigues e o empresário Frederico Brazão Ferreira. Cristina Meireles, presidente da Cercilei, os professores Jorge Arroteia, Célia de Sousa e Maria Antónia Barreto e Manuel Pereira de Oliveira, fundador de Os Filipes Bar, são outras das personalidades que o município irá reconhecer na classe “serviços relevantes”.

Já na área da cultura a autarquia distinguirá a Sociedade Filarmónica Maceirense, Clara Leão, fundadora da escola de dança com o mesmo nome, o compositor Luís Bernardo Tinoco, a fotógrafa Rita Carmo e a ilusionista Solange Cardinali.

No desporto, o município vai galardoar José Carapinha, antigo treinador e dirigente do Hóquei Clube de Leiria, Luís Birlo, ex-futebolista e actual treinador, Maria do Carmo Santos, antiga andebolista, e Ivan Domingues, automobilista que esta época compete no mundial de Fórmula 3.

No sector empresarial, além de Frederico Brazão Ferreira, serão distinguidos Artur Machado, empresário radicado em França, o Grupo TPB e as empresas Plastidom e VOID Software. O município deliberou ainda atribuir a medalha de bons serviços e dedicação à arquitecta Vitória Mendes, funcionária da autarquia que passou à aposentação