Sociedade

Leiria vai divulgar filmes sobre descobertas arqueológicas no Castelo

11 ago 2020 12:10

Divulgação irá acontecer através das redes sociais

leiria-vai-divulgar-filmes-sobre-descobertas-arqueologicas-no-castelo
Autarquia dá a conhecer descobertas realizadas nos últimos meses
DR

O Município de Leiria vai divulgar nas suas redes sociais (facebook), também nas redes sociais do Castelo de Leiria e do Museu de Leiria, seis pequenos filmes, através dos quais, se desvendam as descobertas arqueológicas efectuadas no Castelo de Leiria, nos últimos meses.

De acordo com a Autarquia, "os primeiros quatro episódios serão apresentados aos domingos, com início a 16 de Agosto (Pré-história), seguindo-se a 30 de Agosto (Proto-história), a 13 de Setembro (Romano) e a 27 de Setembro (Medieval). Os restantes episódios serão apresentados até ao final de 2020".

Desta forma, o Município pretende "dar a conhecer ao público, em geral, de que forma os trabalhos arqueológicos, associados às empreitadas de construção dos acessos mecânicos e de reabilitação do espaço amuralhado, contribuíram para aumentar o conhecimento acerca da história e evolução deste monumento e do espaço envolvente".

Segundo a Autarquia, "os conteúdos audiovisuais, produzidos com fins de divulgação, são uma mais-valia de grande importância para o monumento, que permitem um registo para memória futura com finalidade documental e formativa, além de significarem um relevante investimento para a museografia do Castelo no futuro (conteúdos informativos a disponibilizar nos suportes de exposição e interpretação no âmbito da sua musealização). Serão ainda fundamentais para o apoio a candidaturas, a serviços educativos ou para efeitos de divulgação das exposições de longa duração e temporárias, objecto de visitas guiadas".