Saúde

Lions Clube de Leiria oferece donativo ao Serviço de Pediatria do hospital

25 jun 2024 11:36

Dinheiro contribuirá para o campo de férias de crianças com diabetes tipo 1

lions-clube-de-leiria-oferece-donativo-ao-servico-de-pediatria-do-hospital
Foram oferecidos dois dispositivos de retenção de crianças em maca para transporte dos bombeiros
DR

O Lions Clube de Leiria ofereceu ao Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) dois dispositivos de retenção de crianças em maca para transporte dos bombeiros, para melhorar a segurança das transferências, e um donativo monetário no valor de 250 euros para apoiar o campo de férias anual de crianças e jovens diabéticos.

"Nós, Lions Clube de Leiria, temos hoje aqui um 'comprimido enorme' de felicidade em poder ajudar o hospital. Vamos fazer felizes outras crianças, ajudando na deslocação inter-hospitalar dos mais pequenos e assim também cuidamos de quem cuida'. A felicidade é algo magnético que depois é contagioso, e como diria Melvin Jones, é também olhar para o outro e dar-lhe, não o que nos sobra, mas o que ele precisa", afirmou Maria do Céu Santos, presidente do Lions Clube de Leiria, citada numa nota de imprensa da ULSRL.

Isabel Moreira enfermeira gestora da Pediatria do Hospital de Santo André  reconheceu o gesto e agradeceu. "Efectivamente, temos transferências programadas, que precisam de ser acompanhadas, e os bombeiros não têm equipamento de retenção das crianças nas macas. Assim, com estes novos dispositivos, os profissionais ficam mais seguros do trabalho que estão a fazer", disse no comunicado.

A enfermeira explicou ainda que a "diabetes é também uma área muito incrementada já há muitos anos no hospital".

"Temos um núcleo muito forte que está também inserido nos núcleos nacionais da diabetes tipo 1. Realizamos muitas actividades de ensino e integração das famílias das crianças e jovens, bem como muitas iniciativas ao longo do ano."

"Fazemos uma maior, que é um campo de férias, numa quinta, em que convidamos todos os nossos utentes diabéticos que acompanhamos na consulta a participar. Geralmente é um fim-de-semana, de dois ou três dias, com várias actividades mais radicais, e com ensino da alimentação e controle. Este ano o campo de férias decorrerá em Julho, e habitualmente conta com a participação de crianças e jovens de várias idades", informou Isabel Moreira.