Sociedade

Lista de candidatos a deputados do PS aprovada com menos de 50% dos votos

10 dez 2021 14:41

Na reunião da Comissão Política Distrital foram votadas três listas alternativas. A do presidente da federação venceu, com 47% dos votos.

lista-de-candidatos-a-deputados-do-ps-aprovada-com-menos-de-50percent-dos-votos
Maria Anabela Silva

A Comissão Política Distrital (CPD) do Partido Socialista (PS) aprovou, esta quinta-feira, a lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Leiria, mas a escolha não foi pacífica.

Elucidativa dessa divisão foi a apresentação de três listas, uma apresentada pelo presidente da federação, Walter Chicharro, outra por Raul Testa, vice-presidente da estrutura, e uma terceira submetida por Isabel Pinto, militante de Caldas da Rainha.

A proposta de Walter Chicharro acabou por vencer, com 27 votos, contra os 16 conseguidos pela lista de Raul Testa e os 11 da terceira proposta. Registaram-se ainda 4 votos nulos e brancos.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, as três listas apresentavam António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, como cabeça-de-lista, sendo que o número dois era também comum a todas as propostas, que indicavam Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Modernização.

As divergências aconteceram na restante composição das listas. A proposta do presidente da federação acabou por levar a melhor. No terceiro lugar surge Sara Velez, actual deputada, de Caldas da Rainha. Seguem-se Salvador Formiga, chefe de gabinete de Walter Chicharro na Câmara da Nazaré, e Jorge Gabriel Martins, do Bombarral, que na legislatura que agora termina substituiu na Assembleia da República Raul Castro, entretanto eleito presidente da Câmara da Batalha.

Da lista aprovada pela CPD do PS, que carece ainda de aprovação da Comissão Nacional do PS, fazem ainda parte Cláudia Avelar Santos, Henrique Canha, Lilibeth Ferreira, Henrique Estrelinha, Céline Gaspar, Cristina Simões, José Manuel Lourenço, Susana Rosa, Carla Mariza. A lista fecha com o nome do ex-presidente da Junta de Freguesia da Maceira, Vítor Santos.

Em comunicado, Walter Chicharro, presidente da federação distrital, afirma que "este processo resulta de uma cuidadosa auscultação de todas as sensibilidades internas do partido e representa os melhores interesses do distrito".

"A federação distrital do PS de Leiria está confiante que a composição desta lista apresentará uma grande vitória nas próximas eleições legislativas", acrescenta Walter Chicharro.