Sociedade

Literacia financeira, um passo de gigante no combate à pobreza

26 abr 2024 14:00

É preciso estar informado para tomar as melhores decisões financeiras. A boa gestão faz-se dia a dia e pode reduzir bastante as despesas mensais, salientam os especialistas

literacia-financeira-um-passo-de-gigante-no-combate-a-pobreza
Sessão no Seminário de Leiria apresentou dicas para uma boa gestão do orçamento familiar
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Aprender a gerir correctamente o orçamento é como aprender a comer bem. “Tal como um nutricionista fala na importância de anotar tudo aquilo que se ingere, também neste caso é preciso anotar todos os gastos diários”, explica Tânia Santos ao nosso jornal.

A professora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, foi uma das oradoras da sessão de formação, que decorreu sábado no Seminário de Leiria, promovida pelo Departamento da Pastoral Social da Diocese de Leiria-Fátima, em conjunto com aquela escola, e cujo mote era Ajudar as Pessoas a saírem da situação de pobreza – Dicas para uma boa gestão do orçamento familiar.

O objectivo da iniciativa foi capacitar agentes sociais para o acompanhamento de pessoas em situações mais vulneráveis, de pobreza, conta a professora ao JL. As situações podem decorrer de contextos mais ou menos transitórios- como o desemprego, a morte de um dos cônjuges – ou de um contínuo mau comportamento em relação ao dinheiro, que por vezes até pode estar relacionado com outros comportamentos em sociedade, como as adições ao jogo ou outras, exemplifica a docente.

Atenção às campanhas de marketing
O primeiro princípio para uma boa gestão financeira é anotar todas as despesas diárias, até para melhor distinguir os gastos essenciais dos gastos supérfluos, refere Tânia Santos. Há ainda que perceber o real impacto das taxas Euribor no crédito à habitação; precaver contra as campanhas agressivas de marketing, cartões de desconto e de fidelização

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ