Sociedade

Livro conta aventuras de professores  na viagem de bicicleta entre Dakar e Bissau

22 nov 2021 21:00

Professor de piano no Orfeão de Leiria, Rui Daniel Silva publica livro sobre viagem efectuada em 2014.

Viagem incluiu a travessia da Gâmbia
Viagem incluiu a travessia da Gâmbia
Maria Anabela Silva

Depois de ter viajado por "mais de 100 países", Rui Daniel Silva aventurou-se, em 2014, num projecto diferente. Juntou-se a Manuel Lemos, professor de música em Leiria como ele, e fizeram a ligação entre Dakar e Bissau de bicicleta, atravessando também a Gâmbia.

Sete anos depois, a viajem é agora recordada num livro, escrito por Rui Silva. "É um livro indicado para quem gosta de viajar com pitadas de aventura, emoção, sensibilidade, humor e muitas peripécias", descreve a sinopse da obra, onde o autor conta algumas das peripécias vividas durante as duas semanas de viajem.

No livro, Rui Daniel Silva, que é professor de piano no Orfeão de Leiria, relata alguns episódios caricatos, onde entram "vários furos", dificuldades em encontrar água e comida e "estratagemas" para ultrapassar os obstáculos colocados pelas autoridades locais.

Há também histórias de hospitalidade, "uma marca comum" às pessoas com que os viajantes se cruzaram. "Nunca pagámos dormida. As pessoas abriam-nos as portas e cediam-nos um quarto ou deixam-nos acampar, quando não havia outra opção. Isto marca qualquer um, diz Rui Daniel Silva.

O professor conta ainda que no Senegal tiverem a oportunidade de pernoitar com uma tribo, por não haver outra possibilidade de alojamento. "Foi incrível", afirma, explicando que as dificuldades linguísticas foram ultrapassadas com recurso à "linguagem universal dos gestos".

Nascido no Luxemburgo, mas radicado em Leiria há vários anos, Rui Daniel Silva, de 44 anos, é licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro.

Desenvolveu o gosto pela escrita após um curso de escrita criativa de humor nas Produções Fictícias, tendo publicado várias crónicas de viagem na JORNAL DE LEIRIA, inseridas na rubrica Murmúrios do Mundo, que já não existe. Visitou já quase 150 países.

O livro “Dakar a Bissau de bicicleta” é uma edição de autor e pode ser adquirido através das páginas de Facebook e Instagram de Rui Daniel Silva.