Sociedade

Livro de docentes do Politécnico de Leiria desafia crianças a brincar com jogos tradicionais

23 abr 2023 15:05

Intitulada “Lançar e Acertar, Diverte-te a Jogar!" obra reúne jogos tradicionais dos 27 países da União Europeia.

Livro foi publicado pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria
Livro foi publicado pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria
Rui Matos, Nuno Amaro e Raul Antunes, três dos quatro autores do livro
Rui Matos, Nuno Amaro e Raul Antunes, três dos quatro autores do livro

Rui Matos, José Amoroso, Nuno Amaro e Raul Antunes, todos docentes e investigadores do Politécnico de Leiria, são os autores do livro Lançar e Acertar, Diverte-te a Jogar!, publicado pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria.

A obra, apresentada na sexta-feira em Coimbra, reúne informação sobre jogos tradicionais de cada país da União Europeia. No total, são 27 propostas, explicadas e ilustradas, para que seja possível jogar em família ou com os amigos.

A representar Portugal está o jogo da malha, chinquilho ou jogo do fito, que costuma ser praticado ao final do dia ou ao domingo em alguns pontos do País ou em campeonatos, por vezes, integrados na programação das festas religiosas.

Aos investigadores de Leiria coube a tarefa de escolher os 27 jogos e de reunir informação sobre os mesmos, agora compilada em livro, que, em breve, terá também edição digital. Nas 60 páginas da publicação, é feito um convite para que se interprete, de forma intuitiva, a metodologia de cada jogo e dessa forma colocá-lo em prática.

“O que nós encontrámos foi, nos 27 países da União Europeia, um jogo, não necessariamente o jogo mais conhecido ou mais icónico [de cada um] desses países, mas que cumprisse um requisito que implicasse lançar alguma coisa e, preferencialmente, acertar com essa mesma coisa em alguma outra”, explicou Rui Matos, na apresentação da obra, citado pela a agência Lusa.

Por seu lado, Paula Silvestre, gestora do Europe Direct da Região de Coimbra e de Leiria, afirmou que este é um livro “para todas as faixas etárias e será também uma forma de preservar a história da Europa, no âmbito do desporto e da etnografia”.

Depois da apresentação formal do livro, este vai estar também em destaque nas comemorações portuguesas do Dia da Europa que, este ano, decorrerão em Leiria, no dia 9. Nessa ocasião, as crianças serão convidadas a conhecer e a jogar quatro dos jogos que constam nesta obra.