Sociedade

Livro que convida a descobrir líquenes e musgos de Porto de Mós

16 dez 2022 10:46

Novo guia é lançado no domingo, fruto da colaboração entre aquele município do distrito de Leiria e a associação Vertigem.

livro-que-convida-a-descobrir-liquenes-e-musgos-de-porto-de-mos
Guia pretende também, sensibilizar a população para estas formas de vida
DR
Redacção/Agência Lusa

A descoberta do concelho de Porto de Mós a partir dos líquenes e musgos é o propósito de um novo guia que é lançado no domingo, fruto da colaboração entre aquele município do distrito de Leiria e a associação Vertigem.

“Discover Porto de Mós - Rotas dos musgos e líquenes” é a mais recente entrada na coleção dedicada a turismo e natureza que a Vertigem tem editado desde 2019, juntando-se a publicações sobre ‘birdwatching’ [observação de aves] e excursões botânicas.

“Os musgos e líquenes são organismos muito interessantes. São os primeiros colonizadores do ambiente terrestres e o homem sempre os utilizou para várias finalidades. Têm particularidades muito interessantes que neste livro convidamos a descobrir na área protegida do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e no restante território do concelho”, explicou à agência Lusa o presidente da Vertigem.

Rui Cordeiro destacou a complexidade destes organismos e lembrou que “os musgos não têm sistema vascular” e “os líquenes são associações entre um fungo e uma alga verde ou uma cianobactéria”.

No concelho de Porto de Mós há algumas variedades raras, disse o dirigente.

Há “cerca de três dezenas que estão protegidas pela lei europeia e portuguesa, porque estão em risco, com as questões do aquecimento global”.

“Neste guia vamos encontrar muitos aspetos interessantes. Nestas zonas de calcário temos habitats muito particulares, onde estas espécies ajudam, por exemplo, a regular a humidade e a temperatura desses ecossistemas”, notou o presidente da Vertigem.

Esta é a terceira edição da associação sobre musgos e líquenes, depois de livros anteriores sobre o tema em Sever do Vouga e na Marinha Grande.

“Seremos pioneiros no lançamento de livros em português sobre esta temática. Esses dois eram na área da educação ambiental, para os professores se deslocarem com os alunos aos locais e fazerem identificação, levantamento e inventariação”.

Já “Discover Porto de Mós - Rotas dos musgos e líquenes” está vocacionado para o turismo de natureza, “convidando as pessoas a irem descobrir, em autonomia, vários locais, utilizando o livro para identificar as diferentes espécies”, explicou Rui Cordeiro.

“Queremos motivar as famílias a levarem este livrinho em passeio, para as crianças identificarem os musgos e os líquenes que sempre fizeram parte da nossa história e foram utilizados de forma diferente ao longo dos tempos”, complementou.

A intenção é, também, sensibilizar a população para estas formas de vida.

“Nesta época [natalícia], vamos tentar que deixem o musgo fora dos presépios. Queremos com esta publicação que conheçam melhor os musgos e os líquenes, porque as pessoas só protegem o que conhecem. O que não conhecem, ignoram e desprezam. Mas, a partir deste guia, há um mundo novo para descobrir em Porto de Mós”, concluiu.

O guia “Discover Porto de Mós - Rotas dos musgos e líquenes” é apresentado a partir das 11:00 de domingo, no Cineteatro de Porto de Mós, num programa que inclui intervenção das investigadoras do CIBIO-InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, Helena Hespanhol e Joana Marques, e um percurso guiado pela Valicova, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.