Sociedade

Livro sobre João Vasconcelos apresentado na terça-feira em Leiria

10 dez 2021 18:34

Com o título “Retalhos da Vida do Sonhador-Fazedor João Vasconcelos”, livro faz um retrato do percurso do ex-secretário de Estado, falecido em 2019.

livro-sobre-joao-vasconcelos-apresentado-na-terca-feira-em-leiria
João Vasconcelos faleceu em 2019

“Retalhos da Vida do Sonhador-Fazedor João Vasconcelos” é o título do livro que retrata o percurso do ex-secretário de Estado da Indústria, falecido em Março de 2019, que será apresentado na próxima terça-feira, dia 14.

A sessão está marcada para as 21 horas e decorrerá na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, terra natal do antigo governante.

“João Vasconcelos teve sonhos e realizou feitos que Amigos testemunharam. E, por serem tantos e tão belos, neste livro os comentaram”, pode ler-se na capa do livro, coordenado por Arménio Vasconcelos, pai do ex-governante e presidente da Academia de Letras e Artes Lusófonas, que faz a edição do livro.

Nascido em 1975, João Vasconcelos integrou o executivo de António Costa entre 2015 e 2017, no qual assumiu o cargo secretário de Estado da Indústria. Foi, nessa qualidade, um dos principais promotores da continuação da Web Summit, considerada a maior cimeira de tecnologias e empreendedorismo, em solo português.

Entre 2011 e 2015, desempenhou as funções de director executivo da StartUp Lisboa. Antes disso, de 2005 até 2011, tinha sido adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia.

João Vasconcelos foi também vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e administrador de várias empresas familiares nos sectores do turismo e serviços. Foi ainda mentor de vários programas de aceleração empresarial, tal como o StartUp Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

No sábado, dia 18, o livro será apresentando no Museu da Farmácia, no Porto, estando também já agendadas sessões no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no dia 28 de Dezembro, e no Centro Figueiroense, em Figueiró dos Vinhos, no dia 8 de Janeiro.