Viver

Livros impressos em Leiria há mais de 500 anos estão hoje em instituições de 14 países

26 set 2025 09:00

Obras com origem na oficina hebraica da família D'Ortas em Leiria que funcionou entre 1492 e 1496 encontram-se em instituições como a Universidade de Cambridge e a Biblioteca Nacional de França em Paris, entre outras

livros-impressos-em-leiria-ha-mais-de-500-anos-estao-hoje-em-instituicoes-de-14-paises
Cópia de Almanach Perpetuum guardada na Biblioteca Pública de Évora
Ricardo Graça

A tipografia hebraica de Shmuel ben Abraham D’Ortas em Leiria é conhecida por ter produzido o primeiro livro científico impresso em Portugal, o Almanach Perpetuum. No entanto, entre 1492 e 1496, imprimiu também outros quatro livros, de teor religioso e todos relacionados com o judaísmo.

Após mais de cinco séculos, segundo uma investigação agora publicada, exemplares com origem na gráfica da família D’Ortas em Leiria encontram-se espalhados por instituições públicas de 14 países, na Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Israel, Itália, Reino Unido, Rússia, Suécia e Vaticano, além de Portugal. E entre essas instituições públicas, de acordo com a pesquisa apresentada pelos rabinos Shlomo Pereira e Eli Rosenfeld no livro Monumentos de Papel e Pergaminho – Impressão Judaica em Portugal nos Finais do Século XV, estão a Universidade de Brown em Providence, a Universidade de Cambridge, a Biblioteca Nacional de França em Paris, a Biblioteca Bodleiana de Oxford, a Biblioteca Britânica em Londres, a Biblioteca Apostólica do Vaticano, a Biblioteca Nacional de Israel, o Seminário Teológico Judaico em Nova Iorque, a Universidade de Frankfurt e a Biblioteca Real do Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial em Madrid.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ