Desporto
Lobos de Leiria criam projecto de ju-jitsu adaptado e desmistificam os desportos de combate
O IncluJitsu acaba de ser lançado pelo clube Lobos de Leiria, da associação Asteriscos, que celebrou um protocolo com a associação Oasis para dar a conhecer a modalidade à população com deficiência
O nome é IncluJitsu e visa dar à população com deficiência a possibilidade de praticar a modalidade de ju-jitsu em Leiria. Falamos do mais recente projecto dos Lobos de Leiria, que começou como um sonho do seu mentor, Fábio Carril, e teve início na semana passada em parceria com a Oasis - Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social.
“Era algo que ambicionávamos desde o ano passado, e que finalmente foi concretizado. Nesta fase temos dois grupos distintos, o primeiro com utentes com mais limitações, e o segundo mais apto, sendo que estas primeiras sessões servem sobretudo como aulas de diagnóstico”, explica Fábio Carril.
Se a prática de actividade física por parte destes utentes não é novidade, o ju-jitsu acaba por ser um novo desafio. “As modalidades de combate são diferentes. No caso do nosso ju-jitsu, temos a vertente de defesa pessoal, ou seja, saber defender- se, prever situações de perigo e evitá-las. E adaptamos sempre os exercícios ao público-alvo”, refere o mentor, defendendo a importância do projecto para “desmistificar que os desportos de combate são perigosos ou não são adequados a toda a população”.
No total participam mais de 10 utentes, entre os 21 e os 60 anos, com incapacidade cognitiva e intelectual, síndrome de Down e um invisual. “Um desafio muito engraçado foi com este praticante. Porque a noção do espaço é totalmente diferente. Há algumas estratégias que se criam, como colocar uma aparelhagem num dos cantos da sala, para ter uma referência de
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.