Sociedade

Local de romaria, fauna e flora ímpar, continua por classificar

29 jun 2022 14:07

Nazaré espera anos por avaliação do ICNF sobre Monte de São Bartolomeu

local-de-romaria-fauna-e-flora-impar-continua-por-classificar
.
CMNazaré
Daniela Franco Sousa

A poucos quilómetros do Sítio da Nazaré, o Monte de São Bartolomeu é uma elevação de origem magmática, com 156 metros de altitude, que emerge no meio de uma paisagem dunar coberta pelo Pinhal de Leiria, sendo por isso considerado pelo município como uma autêntica “ilha” de flora mediterrânica, que se destaca do pinheiro-bravo dominante na região.

Mas este local emblemático, que reúne flora e fauna ímpar, e que é também sítio de lendas e de culto religioso, aguarda há anos por classificação por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Um lamento que foi partilhado na última reunião de câmara.

Questionado sobre o andamento do processo de classificação do Monte de São Bartolomeu, pelo vereador João Paulo Delgado (CDU), o vereador Orlando Rodrigues (PS) explicou que este local chegou a ser considerado como Sítio Classificado, estatuto que perdeu devido a várias mudanças entretanto ocorridas na lei. A Câmara da Nazaré avançou

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ