Economia

'Loja do cidadão' para empresas já funciona na Nerlei

9 jun 2017 00:00

Projecto piloto arranca em Leiria e Ansião.

loja-do-cidadao-para-empresas-ja-funciona-na-nerlei-6597

Dois dos três primeiros Espaço Empresa estão no distrito de Leiria. Estas lojas, que foram inauguradas pelo ministro da Economia, na segunda-feira, no edifício da Nerlei, em Leiria, e no Centro de Negócios de Ansião, vão concentrar cerca de 20 serviços num só local.

“O que queremos com este projecto piloto é dar um ponto único de acesso aos empresários a tudo o que são serviços públicos. Hoje, os empresários têm de se dirigir a múltiplos locais para o licenciamento industrial ou ambiental, para obter informação tributária e outras questões”, o que é “uma perda de tempo”, anunciou o ministro Manuel Caldeira Cabral.

Segundo o governante, o “Espaço Empresa é onde se pretende que os empresários portugueses possam obter toda a informação sobre fundos comunitários, sobre os procedimentos que têm de fazer para fazer investimento, os licenciamentos, os procedimentos, as coisas que precisam de resolver".

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, justificou a escolha de Leiria para ser um dos pilotos pelo “seu tecido empresarial”. “Estão aqui cerca de 20 serviços públicos e vários deles é a primeira vez que têm atendimentos em Leiria.”

Este projecto será avaliado dentro de seis meses. “Vamos perceber quem aparece para adaptar os nossos serviços e para termos no nosso portefólio de serviços o que os empresários realmente pretendem”, salientou João Vasconcelos.

“Estamos convictos que este espaço vem facilitar e agilizar toda a relação com o tecido empresarial. Vai ser com certeza um contributo para a competitividade da nossa região. Sabemos que este projecto é para ser alargado ao País e que será muito importante para o desígnio que temos de crescimento, seja da economia seja do emprego, tanto na qualidade como na quantidade”, destacou ainda Jorge Santos, presidente da Nerlei.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.